::| SMTT - Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito |::

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Secretários entregam habilitação para carroceiros na SMTT

30 de agosto de 2013.


O titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), Ricardo Teófilo, e os secretários de Meio Ambiente, Ivens Barbosa,  e Limpeza Pública, Rita Nunes, entregaram, na manhã desta sexta-feira (30), carteiras de habilitação aos condutores de veículos de tração animal.

A habilitação dos carroceiros foi entregue durante a inspeção animal e a vistoria das carroças no campo da Pestalozzi, no bairro Itapoã, próximo a sede da SMTT, como parte dos cursos de capacitação profissional realizados em parceria com o órgão de Trânsito e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Saneamento, Limpeza e Iluminação Pública, Saúde e de Agricultura.

“Agora todos vocês estão credenciados a circular pela cidade com segurança, conforme determinação da prefeita Célia Rocha, uma vez que todos tiveram aulas de trânsito, meio ambiente, inspeção animal e noções sobre limpeza pública para contribuir com o desenvolvimento de Arapiraca”, disse Ricardo Téofilo aos carroceiros.

O secretário de Meio Ambiente, Ivens Barboza, frisou a importância da parceria entre as secretarias para contribuir com os serviços dos carroceiros acerca do despejo de resíduos sólidos em pontos fixados na cidade pela Prefeitura de Arapiraca.

“Essa parceria reforça o trabalho de organização da cidade e a contribuição de todos nós e de vocês carroceiros que é fundamental para mantermos a cidade em condições de limpeza, garantindo a saúde de todos. ”, disse Ivens Barboza.

Sobre o recolhimento do lixo por parte dos carroceiros, a secretária de Limpeza e Iluminação Pública, Rita Nunes, explicou que a coleta do lixo doméstico só deverá ser feita pelos carros de lixo, que fazem a compactação do material recolhido.

“Vocês [carroceiros] só devem recolher o lixo sólido como metralhas, que são restos de construções e levar para os locais apropriados, que todos vocês serão informados desses pontos na cidade”, explicou Rita Nunes.

A primeira habilitação foi entregue ao carroceiro Antônio Cícero Feitosa pelas mãos da secretária Rita Nunes e a senhora Antônia Maria da Silva, de 81 anos e 10 de profissão, que fez questão de comparecer à SMTT. “Estou feliz de ter minha carteira e agora vou trabalhar mais tranqüila e ajudar a limpar a cidade”, disse ela.

Emplacamento e inspeção animal


À medida que veterinárias da Secretaria Municipal de Agricultura faziam a inspeção animal, vistoriando idade, sexo, porte e pelagem dos animais, servidores da SMTT emplacavam as carroças com placas de cor verde e nome e numeração de cor branca.

O diretor de Transportes da SMTT, Ailton Pereira, adiantou alguns locais que serão disponibilizados pela Prefeitura de Arapiraca para o despejo do resíduo sólido pelos carroceiros.

“Esses terrenos estão distribuídos nos bairros Baixa Grande, Novo Horizonte, Primavera, Manoel Leal e São Luís I e II e estamos estudando outros locais para contemplar a localização de trabalho de todos os carroceiros”, concluiu.