Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo e o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito  (SMTT), Ricardo Teófilo, participaram da segunda reunião das SMTT’s de Alagoas para debater a expansão do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), na Sala Multieventos do Sesc, no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca.

O encontro faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo que se fortalece a cada dia em Arapiraca, em Alagoas e no país.

Representantes do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) também se reuniram para explicar o PSVM e implantá-lo com as SMTT’s onde ainda não tem o plano.

Prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, fala da importância das SMTT’s implantarem o PSVM nos municípios

No encontro, Rogério Teófilo ressaltou a importância dos municípios participarem da reunião e solicitou a sensibilidade dos prefeitos em implantar o PSVM, assim como fez a SMTT de Arapiraca.

“Fomos precursores na implantação do PSVM e os resultados até hoje são satisfatórios com relação à redução de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas. O que nos estimula a continuarmos com a parceria do Detran, da Gerência de Educação com a prefeitura envolvendo a SMTT e a Secretaria de Saúde”, afirmou o prefeito Rogério Teófilo.

A analista de Trânsito do Detran, Edira Soares, à frente dos encontros e representando o diretor-presidente do Detran Adrualdo Catão, pretende que o PSVM seja implantado nas demais SMTT’s de Alagoas para que o estado tenha um resultado mais efetivo com relação à diminuição dos acidentes de trânsito.

“É o que queremos, uma vez que o PSVM foi bem recebido pela SMTT de Arapiraca e, juntos, conseguimos os resultados esperados com a contribuição de todos os órgãos envolvidos para que possamos salvar vidas em Alagoas”, afirmou Edira Soares.

Representantes de sete SMTT’s de Alagoas participaram do encontro no Sesc

Participaram do encontro as SMTT’s de São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Sebastião, Campo Alegre, Rio Largo e Delmiro Gouveia, sediado pela SMTT de Arapiraca.

O PSVM integra além das SMTT’s, do Detran, o DER, o Samu, o Hospital de Emergência do Agreste (HE), Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CMAL), 5ª Gerência Regional de Educação (Gere) e Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca (SMS).

Palestras em empresas e escolas

Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Arapiraca também deu início ao ciclo de palestras sobre prevenção de acidentes nas empresas e comunidades do município.

O titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Ricardo Teófilo, afirmou que as palestras são uma das ações mais importantes de conscientização e que são realizadas no município não apenas neste período de campanha, mas durante todo o ano.

“As palestras estimulam as pessoas a tomarem as devidas precauções como condutoras de veículos e como pedestres, além disso tem o alcance de chegar aos familiares e amigos dessa pessoa e, com isso, se atinge o objetivo da conscientização de cada um na prevenção de acidentes”, disse Ricardo Teófilo.

Diretor de Fiscalização da SMTT de Arapiraca, coronel Genival Lima, ministrou palestra na empresa ASA Branca

Nesta manhã, o novo diretor de Fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), coronel Genival Bezerra Lima, ministrou a palestra para funcionários da empresa ASA Branca, no Distrito Industrial de Arapiraca.

Acompanhado dos agentes de segurança viária (ASV) Fábio Rocha e Valdeildo Silva, o diretor de Fiscalização destacou o uso dos equipamentos obrigatórios como capacete para motociclistas e cinto de segurança para condutores e passageiros de automóveis.

Genival Lima reforçou para os funcionários o respeito à sinalização e às leis de trânsito como um todo para que o condutor possa conduzir os veículos de forma preventiva e evitar, assim, qualquer tipo de acidente de trânsito.

“Com esses cuidados o condutor irá se responsabilizar pelos seus atos no trânsito como também se preocupar com o do outro condutor ou pedestre para, de fato, contribuir para um trânsito mais seguro”, afirmou Genival Lima.

Funcionários da empresa ASA Branca receberam capacitação educacional sobre prevenção de acidentes de trânsito

Ao final do evento, os funcionários participaram de uma sessão de exercícios laborais para tratar também da saúde do corpo e da mente no ambiente de trabalho com a fisioterapeuta da empresa, Graziela Lima.

No final de semana, a equipe da Diretoria de Educação da SMTT foi até a Vila São Francisco, zona rural de Arapiraca, com a equipe do Programa Promoção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolver as ações para a comunidade local.

Equipes da SMTT e da Saúde de Arapiraca levaram educação de trânsito para escola municipal do povoado

O encontro com moradores da Vila São Francisco aconteceu na Escola Cônego Epitácio Rodrigues.