A folia está chegando e na semana que antecede o Carnaval a Prefeitura de Arapiraca e o Detran/AL estão, em parceria, numa campanha educativa de trânsito e saúde com a participação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com ações pré-carnavalescas em estabelecimentos comerciais de Arapiraca.

Equipes da Prefeitura de Arapiraca e Detran de Alagoas em ação pré-carnaval

“A prevenção é o melhor remédio”, disse o prefeito Rogério Teófilo sobre as ações educativas de trânsito e saúde, que estão acontecendo nesta quinta-feira (20), no Posto Jota Pinto, na Avenida João Crisóstomo Ramalho, a rodovia estadual AL-110, no bairro Canafístula.

“É muito importante essa parceria entre a SMTT e a Saúde com o Detran para que possamos conscientizar a população sobre os cuidados que todos devem ter no trânsito, ao viajar para o litoral alagoano ou outros estados, e também cuidar da saúde para evitar doenças sexualmente transmissíveis”, declarou Rogério Teófilo.

Condutores receberam panfletos educativos sobre segurança no trânsito e orientações sobre prevenção de acidentes

As equipes estão distribuindo, para os condutores, material educativo sobre orientação de segurança no trânsito nas rodovias estaduais, realizando teste de glicemia e medindo a aferição da pressão arterial.

Orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis como as DST’s e Aids estão sendo repassadas para as pessoas, além da distribuição de preservativos pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca (SMS).

Testes de glicemia, aferição da pressão arterial e distribuição de preservativos marcaram as ações pré-carnavalescas

A coordenadora do programa Promoção à Saúde, Fátima Ramalho, destacou que além da prevenção às doenças, a equipe também está advertindo sobre os cuidados com a dengue.

“Estamos orientando as pessoas para se prevenirem e evitarem deixar em suas casas focos do mosquito da dengue como água acumulada em bacias, latas e pneus e a usarem repelentes durante o Carnaval”, afirmou Fátima Ramalho.

Sinalização e velocidade

O superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo, também frisou que as ações educativas que terminarão nesta sexta-feira (21), no Supermercado São Luiz, do bairro Santa Edwiges, estão orientando os condutores a respeitarem a sinalização e o limite de velocidade estabelecido nas rodovias e só ultrapassar outro veículo com visibilidade e segurança garantidas.

“São orientações simples, porém importantes e que evitam acidentes nas estradas. O que queremos é um Carnaval tranquilo na ida e na volta para casa”, declarou Ricardo Teófilo.

Condutores participaram das ações que orienta-os sobre prevenção de acidentes no trânsito

O titular da SMTT destacou a equipe de Educação para o Trânsito, sob a coordenação do diretor Francisco José para trabalhar em parceria nas ações educativas.

Já o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), colocou a equipe do PSVM (Plano de Segurança Viária para Motociclistas) para trabalhar em conjunto e orientar os condutores de motocicletas o com a representação da coordenadora do programa, Edira Soares.

“Estamos todos trabalhando em conjunto para que tenhamos um Carnaval mais tranquilo e mais seguro nas estradas de Alagoas”, disse Edira Soares.

Policiais militares também receberam orientações de trânsito e aprovaram as ações

Programação:

Nesta sexta-feira (21), as ações irão acontecer no Supermercado São Luiz, do bairro Santa Edwiges, das 8h às 11h e das 11h30 às 12h30 no Centro Administrativo da Prefeitura de Arapiraca.