A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) presidiu, na manhã desta terça-feira (13), mais uma reunião técnica com integrantes do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) e apresentou ações de trânsito realizadas em Arapiraca.

Incentivador das ações do PSVM, o prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo já garantiu o apoio com os serviços das secretarias parceiras e determinou ações eficazes para incentivar a diminuição dos acidentes no município.

“É fundamental que a SMTT de Arapiraca faça parte de um plano como este, que tem o município como pioneiro em sua implantação e os resultados já são colhidos ao longo de seus três anos de existência”, afirmara Rogério Teófilo.

Ricardo Teófilo recebeu integrantes do PSVM e órgãos parceiros, durante reunião, no auditório da SMTT Arapiraca

A reunião contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Saúde (Promoção à Saúde) e de Educação e Esporte, da Prefeitura de Arapiraca; do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) com a participação da Educação para o Trânsito (Edutran); da 5ª Gerência Regional de Educação (5ª Gere); do SEST SENAT; Universidade Federal de Alagoas (Ufal); além da SMTT do município de Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió.

Ana Paula Nogueira, com doutorado na Ufal, faz acompanhamento de acidentados no trânsito da Região Agreste

O encontro aconteceu no auditório da SMTT de Arapiraca, com a palestra da doutora Ana Paula Nogueira (Ufal), e onde o superintendente anfitrião, Ricardo Teófilo, apresentou ações de trânsito de sinalização e educação que estão sendo realizadas no município arapiraquense.

“Estamos participando de uma série de reuniões para mantermos o foco nas ações de prevenção de acidentes, principalmente os que envolvem motociclistas para que possamos cada vez mais conscientizar os condutores e diminuir os índices de acidentes no trânsito”, afirmou Ricardo Teófilo.

O titular da SMTT de Arapiraca mostrou ações de sinalização que começaram a acontecer na zona rural do município, a exemplo do Povoado Bananeiras.

“Estamos fazendo um levantamento da região da zona rural para colocarmos sinalização onde ainda não tem e reforçar as que já existem nas localidades para intensificar o respeito dos condutores às leis de trânsito”, ressaltou Ricardo Teófilo.

Municípios e mostra cultural

A analista de trânsito do Detran e coordenadora do PSVM, Edira Soares, juntamente com os órgãos parceiros, trabalhou na expansão do plano e criou-se o PSMV Municípios, levando as ações para mais oito cidades das regiões Agreste e Sertão de Alagoas.

A participação dos representantes envolvidos no PSVM fortalece as ações do plano para a diminuição dos acidentes em Alagoas

De acordo com Edira Soares, nas reuniões estão sendo apresentados os cronogramas das ações do PSVM nas escolas para a realização da Mostra Cultural, em que serão apresentados os trabalhos educativos apresentados nas escolas de Arapiraca.

“Estamos aumentando a dimensão dos trabalhos do PSVM e trabalhando para, cada vez mais, conscientizarmos os alunos e a população com o objetivo de diminuirmos os índices de acidentes nas duas grandes regiões do interior de Alagoas que são o Agreste e o Sertão”, argumentou Edira Soares.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *