O manifesto pela vida requer prudência no trânsito para salvar a vida de todos. Esse é o lema do Movimento Maio Amarelo 2019, que foi aberto em Arapiraca, na manhã desta segunda-feira (6), pela prefeitura e parceiros, na Praça Pereira Magalhães, no bairro Cacimbas.

SMTT e as demais instituições envolvidas nas ações do Maio Amarelo em Arapiraca

Unidos em prol de um propósito: o de salvar vidas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) uniu a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER/AL), o Tiro de Guerra de Arapiraca 07-015 e as instituições de ensino Uninassau e Ceproal.

“Arapiraca não poderia ficar sem as ações do Movimento Maio Amarelo que acontecem em todo o país e desde o início da minha gestão que venho acompanhando os trabalhos da SMTT e da Saúde, que juntas, estão contribuindo para que possamos diminuir os acidentes de trânsito em nosso município”, disse o prefeito Rogério Teófilo.

Participação da equipe da Lei Seca na abertura do Maio Amarelo no bairro Cacimbas

Juntos, os parceiros movimentaram a antiga Praça das Cacimbas, durante toda a manhã, com ações de conscientização de educação no trânsito, que teve a presença da equipe da Lei Seca com blitz educativa.

Dezenas de motociclistas foram abordados para fazer o teste do bafômetro e apresentação da documentação do veículo e a CNH do condutor. Os testes de alcoolemia deram negativo, porém o número de inabilitados abordados foi a maior irregularidade constata durante a blitz.

Agentes de Segurança Viária da SMTT participaram da blitz na abertura do Maio Amarelo em Arapiraca

Todos os abordados assistiram a palestras no salão paroquial da Igreja de Santo Antônio. Seu Juvêncio Ferreira aprovou a ação do Maio Amarelo.

“Muito importante esse cuidado com a gente que guia motocicleta e realmente os acidentes acontecem por imprudência da gente mesmo”, reconheceu o condutor.

Edira Sores do Detran na palestra sobre prevenção de acidentes de trânsito

A representante do Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), pelo Detran, Edira Soares, explicou os objetivos do programa e as ações do Movimento Maio Amarelo para proteger a vida de cada um.

“As ações educativas têm apresentado um resultado expressivo em todo o estado de Alagoas e têm contribuído para diminuir os índices de acidentes de trânsito, principalmente com motociclistas”, afirmou Edira Soares.

Diretor de Educação da SMTT, Francisco José, participa da palestra com motociclistas na igreja das Cacimbas

O diretor de Educação da SMTT, Francisco José Pereira, afirmou aos condutores que o serviço do órgão é o de manter a disciplina no trânsito e conscientizar os condutores da responsabilidade que cada um tem para contribuir com um trânsito mais seguro.

“Quando participamos de ações como esta é que vocês percebem a importância de todos respeitarem a sinalização e as leis de trânsito e evitar acidentes no dia a dia”, apontou ele.

A força da parceria

Superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo com equipe e parceiros do Maio Amarelo

Para o superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo as ações entre o órgão e a Secretaria Municipal de Saúde (SMTT) tem o apoio do prefeito Rogério Teófilo e do secretário de Saúde Glifson Magalhães, que garantiram a participação dos Agentes de Segurança Viária (ASV) na orientação e disciplina dos condutores de motocicletas e dos profissionais da Saúde que fizeram exames de glicemia, aferição da pressão arterial, entre outros.

Soraia Amorim, do DER, em palestra com alunos da Escola Municipal Crispiniano de Brito, do bairro Cacimbas

O DER, representado por Soraia Amorim também realizou ações educativas na praça com testes sobre o uso correto de motocicletas e palestra para os alunos da Escola de Ensino Fundamental Crispiniano de Brito, que fica no próprio bairro Cacimbas.

Estudantes de Enfermagem e Odontologia da Uninassau nas ações de saúde no Maio Amarelo

Já a Uninassau, representada pelo assistente em Marketing Fabrício Silva participou do evento com alunos de enfermagem e odontologia que fizeram apresentações de saúde bucal e exames de colesterol e outros procedimentos.

Estudantes de Enfermagem do Ceproal também participação das ações do Maio Amarelo

Assim como o Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas (Ceproal), representado pela professora Edjane Barbosa, com a realização de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Os parceiros também vão participar da programação do Movimento Maio Amarelo, que será realizada em diversas localidades do município até o dia 30 de maio.

Veja, abaixo, a programação das ações educativas de trânsito:

Quarta-feira (08/05) – Oficina com agentes comunitários de Saúde (SMTT e Detran – PSVM), no CRIA, às 8 horas.

Sexta-feira (10/05) – Ação educativa na escola municipal da Vila São Francisco, às 10 horas.

Segunda-feira (13/05) – Palestra educativa na empresa Asa Branca, às 8 horas. Segunda reunião com as SMTT’s de Alagoas para a expansão do PSVM, às 9 horas.

Terça-feira (14/05) – Palestra educativa na empresa S. Pessoa, às 9 horas. E na empresa Carajás às 15 horas.

Quarta-feira (15/05) – Palestra eductiva no Supermercado 15 de Novembro, no bairro Baixa Grande, às 8 horas.

Quinta-feira (16/05) – Ação educativa na Vila São Francisco, zona rural de Arapiraca, às 8 horas.

Segunda-feira (20/05) – Palestra no CMI – Detran, às 16 horas.

Quarta-feira (22/05) – Palestra na empresa Merconplas, às 9 horas.

Quinta-feira (23/05) – Palestra na empresa Aradisa, às 9 horas.

Terça-feira (28/05) – Palestra na empresa G Barbosa – Detran, às 15 horas.

Quinta-feira (30/05) – Fórum Interdisciplinar de Trânsito e Saúde, no Planetário Municipal, às 8 horas.

Esta programação poderá ser alterada de acordo com a necessidade dos órgãos envolvidos.