A fiscalização de trânsito vai mais além do que apenas autuar um condutor que cometeu uma infração. A mudança de hábito no trabalho é um dos fatores que está sendo implantado na gestão do superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo.

O novo diretor de Fiscalização, coronel Genival Bezerra, abraçou a ideia e nesta semana as equipes de agentes de segurança viária (ASV) já começaram a trabalhar com uma nova mudança de hábito: orientar os pedestres a cruzarem as ruas na faixa de segurança.

Agentes de Trânsito orientam e ajudam pedestres na travessia no centro de Arapiraca

As ações estão acontecendo todos os dias para que a população perceba a importância de utilizar a faixa de pedestre para atravessar rua. Os condutores de veículos também estão sentindo, na prática, a importância de parar o veículo e dar prioridade à passagem do pedestre.

“Todo o trabalho no trânsito tem que ser bem planejado porque estamos envolvendo a questão da mobilidade urbana da cidade e isso é muito importante que seja feito com planejamento, para que possamos proporcionar bem-estar a todos”, disse o prefeito Rogério Teófilo.

De acordo com Ricardo Teófilo, o órgão de trânsito de Arapiraca já trabalha com ações de educação promovidas nas escolas, nas empresas de Arapiraca, entre outros setores pela Diretoria de Educação da SMTT.

População de Arapiraca aprova medida de fiscalização humanizada no trânsito da cidade

Segundo ele, a participação efetiva do agente de trânsito nas ruas é uma mudança de comportamento que a SMTT está implantando, após uma determinação do prefeito Rogério Teófilo.

“A mudança de comportamento começa dentro do próprio órgão e é o que estamos fazendo aqui na SMTT, inovando com o trabalho dos agentes nas ruas e agradecê-los por se engajarem a este tipo de trabalho que humaniza o relacionamento de todos nós. É um resgate histórico”, afirmou Ricardo Teófilo.

Redução e limite de velocidade

Outra ação que começou esta semana em Arapiraca foi a redução e o limite de velocidade no Bosque das Arapiracas, um dos lugares em que há maior concentração de pessoas por ser um local de lazer e com densidade populacional.

Barreiras foram instaladas para condutores respeitarem limites de velocidade no Bosque das Arapiracas

Segundo o diretor de Fiscalização, coronel Genival Bezerra, a SMTT observou que os condutores que trafegam pelo Bosque das Arapiracas pela Rua Delmiro Gouveia em direção à Avenida Ministro Petrônio Portela costumam transitar acima da velocidade e essa prática tem ocasionado acidentes naquela localidade.

Genival Bezerra afirmou que a mesma situação não tem ocorrido na via contrária, a Rua Fausto Joaquim, em direção ao Parque Ceci Cunha. Para evitar qualquer tipo de acidente, a SMTT está realizando uma fiscalização educativa com início no final da tarde até à noite.

A disciplina na fiscalização acontece no final da tarde e noite no Bosque das Arapircas em Arapiraca

“Estamos colocando barreiras com cones para que os condutores percebam que esta via do Bosque é sinuosa e com velocidade o tráfego se torna perigoso, por isso reduzir e respeitar o limite de velocidade é muito importante”, ressaltou Genival Bezerra.