A Prefeitura de Arapiraca concluiu o ciclo de palestras sobre trânsito, referentes ao mês de julho, na manhã desta quarta-feira (8), por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), na Escola de Ensino Fundamental Pedro Correia das Graças, no bairro Caititus.

O ciclo de palestras é uma proposta do prefeito Rogério Teófilo, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semed), realizado pela Diretoria de Educação para o Trânsito (DET), da SMTT, e ministrado pelo superintendente adjunto da SMTT, Carlos Alberto Peixoto, que também é técnico de trânsito e agente de segurança viária (ASV).

Integrante da Secretaria de Educação fala sobre a importância da palestra para os alunos da rede municipal

“O trabalho feito em parceria tem fortalecido as ações da prefeitura, principalmente no processo educacional para que possamos levar essas informações aos alunos da rede municipal e melhorar a conscientização deles sobre o trânsito de maneira geral”, afirmou Rogério Teófilo.

Com o tema sobre “As consequências dos acidentes de trânsito”, o palestrante iniciou o encontro relatando as consequências do acidente ocorrido na noite dessa terça-feira (7), na Rua Benjamim Freire, no bairro Eldorado.

Ele explicou que duas mulheres estavam em uma motocicleta e se envolveram e um acidente com um caminhão. Uma delas morreu no local e a outra está internada no Hospital de Emergência do Agreste (HE), em Arapiraca.

Superintendente adjunto da SMTT, Carlos Alberto Peixoto, alerta sobre as consequências dos acidentes de trânsito

Carlos Alberto Peixoto, com o apoio do diretor de Educação para o Trânsito, Francisco José Pereira, e do agente Valdeildo Silva, explicou para mais de 70 alunos da rede pública de ensino as consequências provocadas pelo acidente.

“A gravidade do acidente não é apenas no exato momento da colisão, mas o que ficará de lesão para as vítimas e seus familiares, que neste caso perderam uma pessoa querida para o resto da vida”, declarou Carlos Alberto Peixoto.

Diante da trágica situação, o superintendente adjunto da SMTT passou uma série de informações sobre o comportamento que as pessoas deverão ter para prevenir acidentes de trânsito.

“Primeiramente, deve-se respeitar as leis de trânsito e ter uma postura de direção defensiva, que é prevenir o envolvimento em um acidente em ter uma preocupação com o outro no trânsito”, explicou ele.

Multiplicadores de ações

A diretora da escola, Magna Cristina, participou da palestra para incentivar os alunos a se tornarem multiplicadores da ação

O resultado da palestra gerou certa perplexidade aos adolescentes e jovens presentes e com responsabilidade em repassar as informações para familiares, vizinhos e amigos como multiplicador dessa ação educativa. A diretora Magna Cristina e um representante da Semed também participaram do encontro.

Para o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, o resultado da palestra é consoante ao que foi proposto pelo prefeito Rogério Teófilo ao determinar a parceria da Semed com o órgão de Trânsito para trabalhar ações educativas nas escolas municipais.

“Com este ciclo de palestras concluímos as ações do mês de julho e já estamos obtendo os resultados esperados em transformar os alunos em multiplicadores da informação e levar a prevenção de acidentes para a família e a comunidade em que mora”, argumentou Ricardo Teófilo.

Alunos da Escola Pedro Correia se interessaram pela palestra de prevenção de trânsito na escola

Ele afirmou que os próximos eventos serão realizados de acordo com a demanda da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, que fornecerá a relação das escolas as quais receberão as palestras sobre prevenção de acidentes de trânsito em Arapiraca.