O curso teórico e prático de pilotagem defensiva para agentes de segurança viária (ASV) aconteceu durante todo o dia desta quinta-feira (26), na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e na pista improvisada no Lago da Perucaba, em Arapiraca.

Aula teórica do curso de pilotagem defensiva aconteceu no auditório da SMTT com a participação de agentes de trânsito

As aulas teóricas foram realizadas pela manhã no auditório da SMTT, ministradas pelo analista de Marketing da Dismoto, Jame Wellington e o instrutor de pilotagem César Vitório. Ambos fazem parte do projeto NOA Dismoto – Moto Amiga.

Para o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, a capacitação técnica dos agentes de trânsito condutores de motocicletas é uma exigência estabelecida pelo próprio órgão e prioriza também a segurança da própria população no trabalho prático nas ruas da cidade.

“Aprimorar a capacidade técnica dos agentes reflete também em um trânsito mais seguro e mais confiável para a população de Arapiraca, que mantém agentes de trânsito cada vem mais especializados na fiscalização sobre duas rodas”, avaliou Ricardo Teófilo.

As aulas práticas aconteceram no Lago da Perucaba em uma pista preparada especialmente para o treino dos participantes

De acordo com o diretor de Fiscalização da SMTT, Genival Bezerra, o curso visa capacitar os agentes que utilizam motocicletas no dia a dia do trânsito de Arapiraca e eles precisam estar atualizados e qualificados com a prática da pilotagem sobre duas rodas.

“É de extrema importância capacitar os agentes de trânsito, principalmente os que habitualmente pilotam motocicletas para que eles possam dar o exemplo nas ruas da cidade e guiem as motos com segurança e proteção para suas vidas”, destacou Genival Bezerra.

Parcerias

O curso de pilotagem defensiva é uma parceria da Prefeitura de Arapiraca com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (DETRAN/AL), para incrementar as ações do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM).

“O curso tem a finalidade de melhorar a habilidade de condução dos pilotos e de aprimorar as informações técnicas em relação ao uso da motocicleta e o manuseio dos equipamentos de segurança, visando reduzir acidentes”, afirmou Edira Soares, coordenadora do PSVM.

Pilotos aprimoram a qualidade técnica para praticar a pilotagem defensiva nas ruas de Arapiraca

A analista de trânsito do Detran de Alagoas relatou também que o curso tem o apoio da empresa Dismoto, que tem demonstrado interesse em capacitar cada vez mais os condutores de motocicletas.

A Diretoria de Educação para o Trânsito da SMTT de Arapiraca (DET) organizará a realização de outro curso para o mês de outubro