Acidentes de trânsito acontecem diariamente nas estradas do país. Para se ter uma ideia, o Brasil é o quinto país do mundo em mortes no trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para contribuir com a redução dessa estatística fatal, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) realiza parceria com empresas e indústrias do município para realizar palestras educativas de prevenção de acidentes de trânsito.

Palestra na Araforros sobre prevenção de acidentes de trânsito, durante SIPAT da empresa

Foi o que aconteceu na manhã desta terça-feira (11), na indústria Araforros, referência em Alagoas na fabricação de forros, portas sanfonadas e telhas de PVC no mercado brasileiro e com exportação em vários países.

A indústria fica à margem da Rodovia AL-110, em Arapiraca, e está realizando a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) e proporcionou aos funcionários palestra de prevenção no trânsito.

Para o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, palestras como esta contribuem para conscientizar as pessoas e vão agregando os valores educacionais para a construção de um trânsito melhor.

“Colaboramos com as empresas e indústrias da cidade, ministrando palestras educativas para, cada vez mais, prevenirmos os acidentes no trânsito”, afirmou Ricardo Teófilo.

Equipamentos de segurança

O superintendente adjunto da SMTT, Carlos Alberto Peixoto, falou sobre “As consequências pela falta do uso dos equipamentos de segurança nos veículos”. Ele ressaltou que o simples fato de o condutor ou passageiro deixar de utilizar o cinto de segurança em automóveis e o capacete em motociclistas pode custar a vida de uma ou mais pessoas.

Colaboradores da indústria participaram das ações educativas de trânsito da SMTT no local de trabalho

A Araforros sempre recebe palestras da SMTT e os funcionários têm se prevenido não apenas dentro da empresa, mas principalmente ao sair da indústria, que fica à beira de uma das rodovias estaduais mais movimentadas que passa por Arapiraca.

“O uso dos equipamentos de segurança no veículo é fundamental para que o condutor e o passageiro possam se resguardar de qualquer tipo de acidente. A chance de sobreviver é muito maior do que os que não utilizam esses equipamentos”, destacou Carlos Alberto.

A Técnica de Segurança do Trabalho da Araforros, Inácia Gouveia, acompanhou a palestra e afirmou que o trabalho desenvolvido pela empresa em parceria com a SMTT tem melhorado a vida do trabalhador.

“Temos contribuído para que nossos colaboradores tenham consciência de suas responsabilidades nas atividades do trabalho como sua segurança e da família quando estão no trânsito”, declarou Inácia Gouveia.

O superintendente adjunto e o diretor de Educação para o Trânsito da SMTT falaram sobre prevenção de acidentes

O diretor de Educação para o Trânsito da SMTT, Francisco José Pereira e o agente de segurança viária, Valdeildo da Silva Santos, também participaram da palestra e contribuíram para explicar ao público presente sobre a importância da prevenção de acidentes no trânsito, fazendo uso da direção defensiva, da utilização dos equipamentos de segurança e respeitando a legislação, que é o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Fortalecemos as ações explicando sobre esses itens que são de fundamental importância para que todos possam contribuir na construção de um trânsito mais seguro e menos violento”, afirmou Francisco José.

Colaboradores da Araforros e equipe da SMTT se orgulham das ações desenvolvidas no ambiente de trabalho