Perguntas Frequentes

Recebi a multa em casa já com a cobrança de pagamento sem ter recebido a notificação. O que fazer?

Verificar se nos últimos tempos houve mudança de endereço e se o mesmo está correto no cadastro do DETRAN, o qual é utilizado para a postagem. Verificar se a sua notificação não foi publicada por problemas de endereço ou outro motivo. Somente nos casos não publicados cabe abertura de Recurso junto a JARI para verificação da ocorrência.

Recebi a Notificação fora do prazo. Como proceder?

O prazo para a Notificação é de 30 dias, mas é para o órgão postar e não para o infrator receber. Então para verificar é preciso olhar a data de cometimento da infração e a data de postagem carimbada pelos correios. Caso essa diferença seja maior que 30 dias cabe a entrada de um Recurso solicitando o deferimento da multa junto a Defesa Prévia.

Recebi a Multa para pagar já com o prazo vencido. O que pode ocorrer?

O prazo da multa indica apenas que até aquela data deverá ser garantido o pagamento com desconto. Mas o pagamento da mesma com valor integral pode ser feito a qualquer tempo. Caso você não tenha conseguido receber em tempo de efetuar o pagamento com desconto e deseje fazê-lo deve ir ao Centro de processamento de Multas e fazer o requerimento para alteração do vencimento da multa, comprovando o recebimento fora do prazo definido.