Durante a comemoração da Semana do Servidor, os funcionários da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) assistiram no pátio do órgão à palestra sobre “Servidor Empreendedor: como posso empreender no serviço público?” com o advogado e empreendedor Robson Costa.

O encontro contou com a presença do superintendente, Jodelmir Pereira de Souza, e de servidores dos departamentos da SMTT, de forma descontraída e informal no pátio externo do órgão.

A iniciativa se deu pela parceria da Prefeitura de Arapiraca e a Abosolut Soluções Profissionais, presidida pelo advogado. “É uma iniciativa importante porque incentiva o servidor a ser um profissional de excelência e prestar um serviço de qualidade à população e dentro do próprio órgão que ele trabalha”, disse o superintendente.

O palestrante ressaltou a importância de o servidor definir seu objetivo, sua meta e obter o resultado almejado. Robson Costa fritou, também, a importância da Ética no serviço público e que o servidor precisa identificar oportunidades no trabalho e saber lidar com problemas e ter o desafio de resolvê-los.

“Com essas atitudes o servidor passar ser um profissional diferenciado no mercado e se torna competitivo dentro do serviço público”, afirmou Robson Costa.

Uma das características importantes apontadas pelo palestrante é a forma como o servidor deve trabalhar e ser empático, identificando assim as necessidades dos colegas para contribuir com o trabalho de cada um e fazer um ambiente de trabalho cada vez melhor.

Assumir riscos e desafios

Ao final da palestra, Robson Costa desafiou os participantes e perguntou quem assumiu riscos e desafios para estar aonde chegou?

O agente de autoridade de trânsito, eleito Servidor Excelente, Fábio Rocha, arriscou e disse que o grande desafio dele foi passar no concurso público e hoje trabalhar na SMTT.

“Sofri resistência de familiares e amigos e muitos não acreditaram que seria possível eu estar aqui. Hoje sou um dos agentes de trânsito exemplar e conquistei na Semana do Servidor, o título de excelência no meu trabalho”, afirmou Fábio Rocha.

Robson Costa finalizou a palestra com três perguntas decisivas que o profissional deve fazer sobre si mesmo. Qual a visão que você tem da sua vida? Como as pessoas veem você? e Como você quer que as pessoas vejam você?

“As pessoas precisam identificar você pelo seu diferencial. Seja um servidor diferenciado pelo que você faz de diferente dos demais”, concluiu o palestrante.