Abertura do Maio Amarelo será realizada no Centro de Arapiraca na segunda-feira 7

Alunos da rede estadual participaram das ações do Maio Amarelo ano passado. Eles receberam palestras da SMTT sobre Educação no Trânsito. Foto: Genival Silva.

Alunos da rede estadual participaram das ações do Maio Amarelo ano passado. Eles assistiram palestras da SMTT sobre Educação no Trânsito. Foto: Genival Silva.

A abertura do Movimento Maio Amarelo 2018 com o tema “Nós somos o trânsito: temos e queremos cuidado” será realizada na próxima segunda-feira (7), às 8h, na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca, em uma parceria da Prefeitura de Arapiraca com o Governo do Estado, envolvendo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), além de órgãos e instituições ligadas ao trânsito. A equipe estadual da Lei Seca estará presente às ações.

O Maio Amarelo tem o propósito de chamar a atenção da sociedade a respeito dos acidentes no trânsito em todo o mundo. As ações são voltadas, principalmente, para os acidentes com motociclistas que tem aumentado consideravelmente em todos os lugares. Em Arapiraca, o índice chega a ser mais de 50% dos acidentes constatados na cidade, incluindo a zona rural.

Por este motivo, as ações do Maio Amarelo este ano serão realizadas nas vilas Bananeiras e São José, onde foram registrados os maiores índices de acidentes com motos no município.

Os envolvidos nas ações estarão comemorando também os dois anos do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), que tem contribuído para reduzir os índices de acidentes envolvendo motociclistas em Alagoas. Há campanhas sistemáticas e educacionais nas escolas estaduais e municipais.

Ações educativas

As ações educativas serão realizadas em parceria com o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFC’s), Serviço Social do Comércio de Alagoas (Sesc), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sest Senat, 5ª Gere, Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL), Ufal Arapiraca, escolas e lideranças comunitárias.

Agente da SMTT e técnico em Educação para o Trânsito distribuiu panfletos para os condutores de Arapiraca na ação de 2017

Agente da SMTT e técnico em Educação para o Trânsito distribuiu panfletos para os condutores de Arapiraca na ação de 2017

Dia 12/05 –  Haverá um “Aulão Amarelo” aberto a toda a sociedade do Agreste, na sala de cinema, no Arapiraca Garden Shopping, das 10h às 12h, numa parceria com a Educação do Detran (Edutran) e o Sindicato dos CFC’s.

No mesmo horário haverá no Sesc Arapiraca, no bairro Santa Edwiges, atualização para instrutores de CFC’s, ministrado pelo membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Magnelson de Souza.

Dia 14/05 – Das 8h às 12h, palestras serão ministradas para lideranças comunitárias de Arapiraca com o coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa, na Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), no bairro Santa Edwiges, ao lado do Arapiraca Garden Shopping.

Dia 16/05 – Nesta quarta-feira, começam as ações do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), na zona rural de Arapiraca, na Vila Bananeiras, das 8h às 12h.

Dia 17/05 – Serão realizadas oficinas para diretores e coordenadores pedagógicos de escolas, no auditório da Escola Estadual Professora Izaura Antônia Lisboa (Epial), das 8h às 12h, no bairro Baixão.

Dia 22/05 – A ação educativa acontecerá na manhã desta terça-feira, na Vila São José, zona rural de Arapiraca.

Dia 24/05 – Nesta quinta-feira acontecerão ações educativas nas rotatórias da Rodovia Estadual AL-220, a Avenida José Alexandre dos Santos, devido aos altos índices de acidentes envolvendo motociclistas.

Dia 26/05 – Será o encerramento do Movimento Maio Amarelo com uma caminhada de conscientização. O horário e o local ainda serão definidos pela coordenação do movimento em Alagoas.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *