Fotos: Samuel Alves

O georreferenciamento é o mapeamento minucioso que a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), começou a fazer nesta terça-feira (4) para identificar a sinalização e a estrutura da rua para ter o controle do tipo de sinalização existente, sua eficácia e conservação naquela localidade da cidade.

Três agentes de autoridade de trânsito foram designados e estão empenhados no trabalho de identificação do mapeamento da região central de Arapiraca. O trânsito é monitorado por agentes em viaturas para facilitar a locomoção e o andamento dos serviços.

Eles começaram a primeira etapa dos serviços pela Praça Padre Cícero, na Rua Expedicionários Brasileiros e seguirão pela Rua 30 de Outubro até o Largo Dom Fernando Gomes.

Com ferramentas adequadas como trenas magnéticas e manuais, além de GPS e pranchetas para anotar todas as coordenadas e as medidas reais da sinalização vertical e horizontal, os agentes da SMTT utilizam o programa QGIS que é um software livre e multiplataforma de sistema de georreferenciamento (GIS) que prevê a visualização, edição e análise de dados georreferenciados.

“Esse trabalho minucioso nos dará dados importantes da sinalização de trânsito para que possamos fazer a manutenção dos equipamentos e manter um trânsito com uma sinalização eficiente e adequada naquela localidade”, disse o superintendente da SMTT, Jodelmir de Souza.

Depois de o trabalho ser realizado na região central, ele será expandido para os bairros de Arapiraca e acompanhado pela equipe do Departamento de Engenharia de Tráfego (DETRA) da SMTT.