Fiéis mostram devoção e fé diante da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, Padroeira de Arapiraca / Foto: Samuel Alves

Com reuniões nas sedes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e no Comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), a Prefeitura de Arapiraca vai garantir segurança com disciplinamento no trânsito, durante a Festa da Padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho, que acontecerá no próximo domingo (2), no período da tarde.

Por determinação do prefeito Rogério Teófilo, a SMTT e as secretarias municipais de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ) e de Serviços Públicos vão trabalhar em uma operação de parceria com a Vigilância Municipal e a Polícia Militar do 3º BPM.

“O trabalho em parceria com a contribuição de todos os envolvidos vai garantir uma festa mais organizada, para que a população possa desfrutar deste evento tradicional em nossa cidade”, destacou o prefeito Rogério Teófilo.

Superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, em reunião com representantes da prefeitura no 3º BPM, em Arapiraca

De acordo com o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, estarão engajados em uma escala de trabalho, agentes de segurança viária (ASV), os agentes de trânsito, seguranças municipais e policiais militares.

O efetivo irá fazer o disciplinamento no trânsito em todo o percurso da procissão, no centro da cidade, a partir das 13 horas, e da cavalgada, do bairro Planalto ao Largo Dom Fernando Gomes, a partir das 15 horas.

Segundo o titular da SMTT de Arapiraca o esquema de segurança contará com viaturas dos órgãos envolvidos no evento, além da Polícia Montada, a Cavalaria do 3º BPM.

“Elaboramos um contingente de agentes de trânsito, seguranças municipais e policiais militares para que a festa transcorra com tranquilidade e dentro do horário estabelecido pela Concatedral”, afirmou Ricardo Teófilo.

Participaram da reunião, o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, o responsável pelo 3º BPM, major Bruno de Lima e os representantes capitã Maria Adriana e o segundo tenente Luciano Lucas, além do superintendente de Serviços Públicos, Clebson Ferreira e o representante da Cultura, Wesley Correia.

“A PM tem feito um trabalho preventivo de segurança pública muito importante em Arapiraca e contribuir para a organização desta tradicional festa é um orgulho para todos nós”, disse o major Bruno de Lima.

Procissão

Para fortalecer o disciplinamento do trânsito durante a Procissão de Nossa Senhora do Bom Conselho, a Prefeitura de Arapiraca montará seis barreiras fixas com viaturas e agentes de trânsito, segurança e militares, distribuídas em pontos específicos do trajeto da procissão.

Mapa mostra trajeto da procissão de Nossa Senhora do Bom Conselho pelo Centro de Arapiraca

As barreiras serão nos cruzamentos das ruas Lúcio Roberto e Pedro Correia; Dom Vital e Manoel Leão; 30 de Outubro e Monsenhor Macêdo; 15 de Novembro e Esperidião Rodrigues; Boa Vista e Domingos Correia; e também com as ruas São Francisco e Fernandes Lima.

A procissão sairá, após a chegada da cavalgada que trará a imagem da santa, do Largo Dom Fernando Gomes e passará pelas ruas Estudante José de Oliveira Leite, Esperidião Rodrigues, São Francisco e retornará para a Concatedral pelas ruas Monsenhor Macêdo e 30 de Outubro.

Todas os cruzamentos de acesso ao percurso da procissão estarão bloqueados pelos agentes de trânsito, seguranças municipais e, em alguns trechos, com a presença de militares. Uma ambulância da prefeitura, uma equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e uma viatura da PM ficarão postas entre a Praça Marques e o Largo Dom Fernando Gomes para eventual assistência à população.

Cavalgada

Vinda do município de Bom Conselho, no interior de Pernambuco, a tradicional Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, trazendo a imagem da santa e fazendo o percurso feito pelo fundador de Arapiraca, Manoel André, chegará à cidade pelo bairro Massaranduba, passará pelo Planalto na Igreja Santa Rosa, de onde será escoltada por batedores, agentes de trânsito e seguranças municipais.
Cavaleiros e amazonas seguirão pela Avenida Pio XII, cruzarão a rodovia AL-220 e passarão pelas ruas Benjamim Freire e Pedro Nunes, que terão o trânsito fechado desde às 13 horas.

Mapa da Cavalgada mostra percurso da Massaranduba ao Largo Dom Fernando Gomes, em Arapiraca

Da Rua Pedro Nunes, a cavalgada seguirá até o Posto 30 e entrará pela Rua 30 de Outubro até o Largo Dom Fernando Gomes, onde haverá o encontro de cavaleiros e lideranças religiosas e o prefeito Rogério Teófilo que entregará a imagem da Santa ao arcebispo de Arapiraca dom Valério Breda.