Uma série de reuniões está acontecendo na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) com membros do Detran, para implantar e fortalecer as ações de segurança para motociclistas no Agreste de Alagoas.

As reuniões continuam nesta quinta-feira (6) e serão encerradas na sexta-feira (7) com temas sobre “Educação para o Trânsito”; “Fiscalização” e “Engenharia de Tráfego e Mobilidade Urbana”.

Para o superintendente da SMTT de Arapiraca, Jodelmir de Souza, o engajamento dos órgãos de trânsito foi debatido por ele com o diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Antônio Gouveia, assim que ele assumiu o órgão, em janeiro deste ano.

“Tivemos uma reunião muito proveitosa na qual debatemos sobre as ações conjuntas de trânsito para que possamos atingir as metas de combater acidentes e conscientizar melhor os alagoanos com relação ao trânsito”, disse Jodelmir de Souza.

Os representantes dos órgãos de trânsito participam do planejamento de atividades, visando o Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) com ações de blitzen para o Programa Maio Amarelo, mês de conscientização e combate aos acidentes de trânsito para condutores de motocicletas, em todo o País.

Os diretores dos departamentos de Engenharia de Tráfego e de Transportes da SMTT, Ricardo Lima e Ailton Pereira, respectivamente, estão traçando as ações com o diretor de Chefia de Segurança de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Antônio Monteiro de Souza, e com a analista da Chefia de Segurança, Edira Soares.

Também estão participando das reuniões o procurador de Justiça, Geraldo Magela e representantes do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), da Operação Lei Seca e das SMTTs dos municípios de Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, e Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas.

“Estamos definindo a participação de cada órgão nas ações que serão realizadas no mês de maio aqui em Arapiraca”, afirmou o diretor de Transportes e Fiscalização da SMTT, Ailton Pereira.

Parceria

A parceria entre os órgãos de trânsito municipal e estadual como a SMTT de Arapiraca com o Detran de Alagoas e os demais órgãos envolvidos nas ações, tem o objetivo de diminuir o índice de acidente de trânsito envolvendo motociclistas.

As operações da Lei Seca, por exemplo, estão sendo realizadas periodicamente tanto na capital como nas cidades do interior do Estado.

De acordo com o diretor da Chefia de Segurança de Trânsito do Detran, Antônio Monteiro, a cada ação de fiscalização da Lei Seca há sempre veículos apreendidos e, também, condutores que conduzem veículos com sinais de embriaguez;  sem ser habilitado e por não portar a habilitação, infringindo as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e colocando os demais condutores e pedestres em risco.

“Por isso que estamos fortalecendo a parceria entre os órgãos de trânsito competentes para que possamos conscientizar cada vez mais os condutores a trafegarem com segurança e responsabilidade”, afirmou Antônio Monteiro.