Com a presença do titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Ricardo Teófilo, o órgão, por meio da Prefeitura de Arapiraca, ligou o semáforo na Rua Benjamim Freire, no cruzamento entre os bairros Eldorado e Brasiliana, no final da tarde desta segunda-feira (30).

Superintendente da SMTT Ricardo Teófilo e equipe verificam o trânsito durante a ligação do semáforo na Benjamim Freire

Os serviços que duraram cerca de dois meses, incluindo estudo técnico viário e instalação de sinalização vertical, horizontal e semafórica em dezenas de ruas ao redor do semáforo foram determinados pelo prefeito Rogério Teófilo para facilitar o tráfego entre as ruas Adolfo Bispo, do bairro Eldorado, e Rosendo Maia, do bairro Brasiliana.

“Após o levantamento técnico constatamos, de fato, a necessidade deste semáforo naquele trecho, que tem um dos maiores fluxos de veículos entre as principais vias de acesso ao centro de Arapiraca e por esta razão os serviços tiveram que ser executados em diversas ruas daquela localidade”, ressaltou Rogério Teófilo.

Com o semáforo e a sinalização instalada na região a fluidez e a segurança no trânsito foram estabelecidas no cruzamento

Segundo o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, a execução desse projeto viário envolveu a ampliação e também a manutenção da sinalização de diversas ruas, como também a implantação de sinalização vertical de regulamentação de estacionamentos, sentidos de vias e fluxos, além de indicação de acessos e contornos de quadras.

“Envolvemos as equipes de Infraestrutura e Oficina em um trabalho em conjunto e só foi possível ligar o semáforo nesta segunda-feira para que pudéssemos garantir a segurança do tráfego de veículos e, principalmente, de pedestres que atravessam de um bairro a outro nessa localidade”, explicou Ricardo Teófilo.

Equipe técnica responsável pela instalação do semáforo entre os bairros Eldorado e Brasiliana em Arapiraca

Segundo os técnicos da SMTT, a sinalização instalada no cruzamento da Rua Benjamim Freire com as ruas Adolfo Bisco e Rosendo Maia proíbe os condutores de virar à esquerda e por esta razão é necessário fazer o contorno de quadra, conforme as placas indicativas instaladas em cada ponto indicativo na direção do bairro desejado.

Confirmação de fluidez

Após a ligação do semáforo, o superintendente Ricardo Teófilo e técnicos da SMTT ficaram analisando o tráfego por cerca de 40 minutos. Todos constataram a fluidez no trânsito, o livre acesso aos bairros Eldorado e Brasiliana sem haver risco de acidente em qualquer direção da Rua Benjamim Freire, que dá acesso à AL-220 e à região central de Arapiraca.

Ricardo Teófilo ficou com a equipe cerca de 40 minutos analisando o trânsito, após a ligação do semáforo

“Ficamos esse tempo observado e confirmamos, de fato, que o trânsito segue uma fluidez em horários de pico e com o respeito à sinalização por parte dos condutores poderemos garantir um trânsito seguro neste cruzamento, que liga os bairros Eldorado e Brasiliana”, concluiu Ricardo Teófilo.