A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) vão começar as ações educativas do Movimento Maio Amarelo com prevenção de acidentes a motociclistas, a partir desta quarta-feira (3) até o próximo dia 25, na Praça Marques da Silva, Centro de Arapiraca, a partir das 9 horas.

As ações do Maio Amarelo visam diminuir os índices de acidentes com motociclistas no estado de Alagoas e, especificamente, em Arapiraca, cidade que apresenta o maior índice de acidentes no Estado.

Um estande será montado na Praça Marques da Silva para as equipes de Educação para o Trânsito da SMTT e do Detran possam distribuir folhetos com informações educativas no trânsito e abordagem a condutores pelos agentes da SMTT e arte-educadores do Detran.

O Retrato da Segurança Viária 2014 apontou Arapiraca como a cidade em Alagoas que mais registra mortes no trânsito, principalmente por meio de motocicletas. São 90;3 óbitos por cem mil habitantes.

SMTT e Detran estarão juntos nas ações para conscientizar condutores sobre acidentes de trânsito

Em Alagoas, o índice de mortalidade no trânsito é considerado um dos mais altos do mundo. São 27 mortes por cem mil habitantes, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O Movimento Maio Amarelo surgiu de uma reunião na Assembleia Geral das Nações Unidas, em março de 2010, que editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Décadas de Ações para a Segurança no Trânsito”.

O documento da ONU foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.

Os acidentes de trânsito já são considerados a nona maior causa de mortes no mundo. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e nas ruas em todo o planeta.

Programação de ações

As ações educativas vão acontecer de 3 a 25 de maio em Arapiraca pela SMTT e Detran

A programação do Movimento Maio Amarelo está prevista para acontecer em Arapiraca até o próximo dia 25 deste mês com uma série de ações em conjunto com o Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM).

Visitas às secretarias municipais na Prefeitura de Arapiraca, Centro Administrativo, na quinta-feira (4).

Como também palestras educativas, de 8 a 15 deste mês, para alunos de escolas públicas e particulares de Arapiraca. E rodas de conversas em empresas e escolas no dia 15.

A programação também prevê uma audiência com os vereadores, na Câmara Municipal de Arapiraca para a noite do dia 16 de maio.

O evento será encerrado com um fórum do Movimento Maio Amarelo no dia 19, das 9h às 13h, no Planetário Municipal, no bairro Zélia Barbosa Rocha e audiência pública sobre o Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), no dia 25, das 9h às 13, também no Planetário Municipal.