A Secretaria Municipal de Educação e Esporte reuniu motoristas de transportes escolares, na manhã desta segunda-feira (8), no cineteatro do Planetário e Casa da Ciência. Com o objetivo de orientar os profissionais para o melhor atendimento aos estudantes que utilizam o serviço em Arapiraca.

O primeiro momento da reunião foi conduzido por Mônica Leônia Pessoa, secretária de Educação e Esporte, que abordou os temas: comportamento profissional; atendimento aos passageiros; conduta no trânsito; cuidados com a manutenção e limpeza dos veículos.

Segundo a secretária, este é um importante momento de conversa com os profissionais responsáveis pelo transporte dos alunos. “Esta reunião teve o objetivo de aproximar esses profissionais da secretaria, orientando-os quanto as suas responsabilidades e, ao mesmo tempo, expor a nossa preocupação e cuidados com o assunto transporte escolar”, explicou Mônica Leônia.

Já no segundo momento do encontro, a secretária convidou Carlos Alberto Peixoto, técnico no Departamento de Educação para o Trânsito, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), para ministrar a palestra “Direção Defensiva e Legislação Específica”.

“A ideia foi tratar do tema em formato de conversa com os profissionais, trazendo a responsabilidade do motorista de transporte escolar. Por isso, abordamos a parte de direção defensiva e a da legislação específica, enfatizando a segurança de condutores e passageiros”, comentou o técnico.

Carlos Alberto Peixoto ainda destacou o movimento “Maio Amarelo”, que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. E ainda citou, como um alerta, o trágico acidente acontecido na cidade de Teotônio Vilela, envolvendo dois ônibus de transporte escolar.

“Dirigir ou pilotar defensivamente é o modo de evitar acidentes”, a frase ilustrou um dos slides da palestra e levantou uma discussão sobre o tema, considerado importante pelo técnico. “O objetivo da direção defensiva é salvar vidas. Por isso, sempre tratamos do tema quando o assunto é trânsito”, completou Calos Alberto Pereira.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *